Artigos

24/09/2015

Artigo - 10 Dicas Poderosas para se Destacar na Entrevista de Emprego.

Na busca de uma nova oportunidade de trabalho ou recolocação, a entrevista é um momento chave. Mas como se diferenciar dos outros candidatos para conquistar a vaga? Confira 10 dicas poderosas para você se destacar na entrevista de emprego.

  1. Conheça seus pontos fortes. Você é o seu maior ativo, portanto saiba dizer quais são as habilidades, comportamentos e atitudes que são seus pontos fortes. Algo que você faz bem e já recebeu de feedback são seus diferenciais ao invés de fazer um Ctrl C Ctrl V (copiar e colar) de algum outro candidato ou personagem.
  2. Tenha o currículo na ponta da língua. Saiba falar de sua história profissional e experiências. Mostra clareza, preparo e consistência. No momento da entrevista, tentar resgatar na memória qual sua trajetória, pode fazer uma salada mista na sua cabeça e a comunicação será confusa. Fique atento!
  3. Pesquise sobre a empresa. Busque no site sobre a história, missão e valores da empresa que participa do processo. Conheça sobre o negócio, produtos até para você avaliar se você se identifica com a empresa. Fique também antenado as notícias sobre sua cidade, país ou principais eventos mundiais. Muitas empresas podem perguntar qual sua opinião a respeito.
  4. Cuidado com sua aparência e postura. Procure entender da cultura da empresa para saber o que vestir. Empresas mais formais, possivelmente possuem como código de vestimenta, a roupa social. Empresas mais modernas por sua vez, mais esportivas ou descoladas. Na dúvida, use roupas mais formais e sociais. Evite exageros. Mais do que as roupas e acessórios, fique atento a sua postura na busca por uma oportunidade. Desde a sua chegada na empresa, você começa a ser avaliado. Cuidado com sua tratativa na recepção e com todos os funcionários. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica!
  5. Não chegue atrasado. Se você mora em uma cidade com muito trânsito, programe-se com um roteiro e horário um dia antes da entrevista. Problemas podem ocorrer, mas verifique alternativas. Dizer que pegou trânsito numa cidade que isso é padrão, não cola. Pontualidade é tudo!
  6. Não minta. Mentira tem perna curta, não caia nesta cilada. Não diga que possui uma competência ou fala algum idioma, sabendo que não consegue falar ou demonstrar. Pode queimar o seu filme. Recrutadores sabem perguntar a mesma coisa de formas diferentes. Fale sobre suas experiências de forma concreta através de exemplos e atitudes.
  7. Desligue o celular. Celular é uma ferramenta importante, mas cuidado para não te atrapalhar. Pega mal o celular tocar ou vibrar durante a entrevista. Foco no momento.
  8. Não fale mal do antigo gestor. Sabemos que algumas experiências e relações de trabalho, não são tão agregadoras e positivas, mas não traga para a entrevista. Veja a melhor forma de contar a situação sem precisar falar mal de um antigo gestor, mesmo que ele estivesse errado. Todas experiências nos servem de aprendizados, mesmo que seja para aprender em como não agir com os outros. Pense nisso.
  9. Na dúvida pergunte. Tire suas dúvidas com o entrevistador no final da entrevista, afinal a escolha é de duas vias: entre você e a empresa.
  10. O que fazer com a ansiedade? Procure respirar fundo. Prepare-se anteriormente com uma música ou algo para relaxar. Profissionais de sucesso possuem mindset de vencedor, ou seja, acreditam e possuem pensamentos positivos que dará o seu melhor. Cuide de sua energia durante a entrevista. “Se você sair derrotada para uma batalha, já está determinando o resultado dela antes de lutar”. Demonstre positividade, entusiasmo e motivação. Passe esta energia através de sua fala e gestos. Sua linguagem corporal fala muito por você, portanto, dê o seu melhor e surpreenda.