Artigos

01/06/2015

Artigo - 6 Dicas Poderosas para Melhorar a Sua Produtividade.

Atualmente com a pressão por maiores resultados, utilizando menos recursos, a produtividade torna-se uma competência chave para os profissionais. Mais do que fazer mais com menos, a produtividade significa trabalhar melhor, com qualidade, significado e criatividade; principalmente com o recurso tempo.

Confira 6 dicas poderosas para de forma prática melhorar a sua produtividade.

1 - Tenha  metas claras – Saber onde se quer chegar e o que é esperado de você, evita desperdício de tempo.  

Alinhe com seu gestor quais são as suas metas e também descreva as suas próprias metas pessoais. Crie um to do list com as tarefas que precisa realizar para atingir o seu propósito.

2 - Crie uma rotina de trabalho – Se organizar é fundamental, mas não pense de uma forma engessada, mas como uma maneira de gerar fluidez com tarefas para facilitar a geração de resultados. 

Você conhece quando é mais ou menos produtivo; descubra sua forma de trabalhar de maneira a gerar um balanço entre construção, organização, prazer e continuidade. Para um comportamento se tornar um hábito, precisamos da repetição, portanto, construa esta consistência com criatividade.

3 - Primeiro o essencial, depois o superficial – Comece seu dia com atividades que te movam para o seu propósito. Cuidado com os vilões do desperdício que tiram você do foco: redes sociais, mensagens, vídeos, etc. 

    Com a tecnologia, temos a grandeza de nos conectar, obter informações de maneira ágil; mas temos de usar estas ferramentas a nosso favor. As redes sociais não levam você a ter sucesso e resultados a menos que faça parte do seu propósito, mas começar seu dia gastando horas nas curtidas onde se planejava ficar apenas 5 minutos, não trará você para o foco necessário para aquilo que você espera para sua carreira.

Sucesso está relacionado a esforço e dedicação, portanto, comece seu dia com atividades que levem para a construção de seus resultados e use as atividades superficiais no momento certo para gerar mais prazer e motivação para o seu trabalho.

4 - Faça pausas estratégicas. – Todos nós precisamos de um momento para um café, oxigenar as idéias e trocar com as pessoas a nossa volta. Crie estes momentos. Você sabe quando seu corpo pede uma pausa. Neste momento, se desconecte dos problemas, assim consegue se distanciar e enxerga-los sob uma outra perspectiva. Fica liberado se conectar com as redes sociais e tudo aquilo que faz você respirar para voltar com mais foco e disposição para o trabalho. Mas atenção, cuidado para não perder o controle com os vilões do desperdício.

     Se você tem dificuldade de saber como gerar foco, ferramentas como o pomodoro technique podem apoiá-lo, onde você trabalha com foco em uma atividade por 25 minutos e faz uma pausa de 5 minutos. Após esta pausa, retoma a atividade. Após 4 pomodoros de 25 minutos, você faz uma pausa mais longa. Existe muitos aplicativos para celular e materiais para ajudá-lo a construir sua forma de trabalhar com mais foco. Busque aquela que mais se adequa a você.

5 - Peça Ajuda. – Quando estamos mergulhados numa atividade ou problema muitas vezes não conseguimos encontrar a saída ou insight para a solução. Neste momento, peça ajuda, divida com alguém que possa enxergar o problema de forma neutra e te fazer as perguntas certas para a solução. A troca gera aprendizado e parceria.

6 - Tenha prazer pelo que você faz. – O trabalho é uma parte importante, mas não é só isso. Você tem uma vida pela frente e merece ser feliz. Você passa muito tempo no seu trabalho, portanto busque momentos de prazer. Não transforme a sua vida em trabalho. Assim divirta-se, sorria, alimente sua alma de motivação e alegria. Se autoconhecer ajuda para que você conheça seus pontos fortes e possa utiliza-los para construir suas metas e sonhos com significado gerando mais resultados, melhor qualidade e produtividade.