Artigos

20/07/2015

Artigo - 7 Passos para uma Liderança de Sucesso.

Ser líder, nascer líder ou tornar-se líder? A resposta está associada com os conceitos de liderança de acordo com o tempo, mudanças no mercado, teorias da administração, produtividade, relação empregador-empregado e principalmente de gestão de pessoas.

Atualmente, sabemos que podemos desenvolver a competência liderança nos profissionais, de acordo com o conjunto de comportamentos, valores e características de cada organização. Não existe um perfil ideal e único da liderança de sucesso. De acordo com a cultura de uma empresa, o líder ideal pode ser, por exemplo, orientado a resultados, com excelente comunicação e ótimo relacionamento com clientes e equipe. Em outras empresas, aquele que analisa seus indicadores, possui planejamento estratégico e faz gestão através de controle, regras e procedimentos.

A empresa constrói suas competências de acordo com seu planejamento estratégico, missão e valores, atraindo talentos que possuam experiências e comportamentos de acordo com a visão da empresa e com o mesmo jeito de ser de seus líderes inspiradores que construíram a história da empresa.

Mas o que líderes de sucesso tem em comum? Quais caraterísticas podemos encontrar para servir como exemplo para novos gestores ou aqueles que gostariam de ter uma posição de liderança? Com base na minha experiência com líderes de diversas organizações, descrevi 7 passos para uma liderança de sucesso:

1 – Acreditam em seu Potencial: Gestores de sucesso creem em sua capacidade de realização, no seu poder transformador de pessoas e resultados. Seus passos são firmes na direção de seus objetivos, pois estão seguros e confiantes na entrega de resultados.

2 – Possuem um forte sentido de missão. Líderes inspiradores são movidos por seus propósitos. Acreditam em um porque que os direcionam e atraem pessoas ao seu redor que se identificam e influenciam para caminhar na mesma direção. Estas pessoas são motivadas por esta causa desafiadora.

3 – Conhecem seus pontos fortes e os utilizam para gerar oportunidades. Um ponto forte é algo que você faz bem; um diferencial, algo percebido pelas pessoas a sua volta. Estes líderes não apenas conhecem, mas utilizam suas potencialidades para gerar resultados e desenvolver pessoas.

4 – Lideram pelo exemplo. Para estes gestores, suas atitudes falam mais alto do que suas palavras. Ganham credibilidade de seus colaboradores por suas ações consistentes, seja por cumprir com o que prometem ou por serem pioneiros colocando a mão na massa para o sucesso dos projetos.

5 – Constroem parcerias e relacionamentos positivos. Entendem que ninguém é uma equipe inteira e precisamos uns dos outros para resultados grandiosos. Geram cooperação e constroem parceria através de relacionamentos positivos e agregadores, trocando conhecimentos e experiências.

6 – Planeja, Prepara e Produz. Os 3 Ps são essenciais para seu sucesso. Planejam sua carreira com metas pessoais e profissionais, desenhando um caminho para chegar lá. Diante de situações desafiadoras como reuniões, apresentações, feedbacks ou atitudes de posicionamento estratégico, se preparam para que o resultado esteja de acordo com o esperado. Sua comunicação é direcionada para que o produto final da conversa seja entendido e executado de acordo com o planejado. Por fim, sua entrega, o que produz é consistente uma vez que utiliza suas potencialidades e planejamento para resultados que superem as expectativas. Para tal, utiliza o foco para que não tire de vista o objetivo a atingir.

7 – Buscam constante melhoria contínua. Praticam o autoconhecimento através de reflexão de seus resultados e lições aprendidas em cada projeto. O feedback é uma ferramenta constante que dá e recebe. Este é um grande diferencial entre o mundo corporativo e dos esportes. O feedback a melhorar nos esportes é uma maneira para afinar sua performance e atingir seu pleno potencial. No mundo corporativo, existem resistências ao se receber feedback, pela forma que é conduzido e com qual objetivo. Entenda que o feedback é um “presente” que você recebe sobre como você está desenvolvendo seu papel e atividades. Para estes líderes, melhoria contínua é um presente precioso para ajustar aquilo que não está de acordo.

Antes de gerir suas equipes, estes líderes entendem que precisam começar a desenvolverem a si mesmos para que possam apoiar no crescimento de cada colaborador; explorando a potencialidade de cada um na busca de um resultado maior. Agem como líderes coachs, aumentando engajamento, performance e produtividade identificando pontos fortes e fracos direcionando para melhoria contínua técnica e comportamental. Gera mudança de atitude para que assuma responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento e resultados. Tornam suas equipes responsáveis e autônomas.

Reflita sobre estes passos e avalie em que momento você está. Cada pessoa com sua história de vida, experiências e conhecimentos pode estar num passo diferente, mas se você quer muito se tornar líder, fortalecer sua liderança e trabalhar colocando paixão no que faz com certeza já estará caminhando para ter sucesso em sua carreira.