Artigos

18/06/2014

Artigo - Missão & Propósito: Você conhece qual é o seu?

Você já parou para se perguntar o que grandes empreendedores e profissionais de sucesso possuem em comum?

Todos possuem competências muito bem desenvolvidas, desempenhos extraordinários; mas acreditam em um ideal que os impulsiona a seguir em frente e acreditar na realização de seu pleno potencial. É o que chamamos de propósito e missão.

Um propósito ou missão é a razão de ser, o significado maior, uma idéia que direciona todo o planejamento com foco e desejo de vencer. Dá sentido e responde os “porquês” algo foi criado ou a tomada de decisão. É a conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa ou profissional atua ou poderá atuar no futuro.

Não podemos confundir Missão com Visão que serve para vislumbrar o futuro que deseja alcançar. A visão é a imagem definida pela organização ou profissional a respeito do seu futuro, ou seja, do que ela pretender vir a ser.

Quando pensamos em missão e propósito sempre direcionamos as empresas que conhecemos ou trabalhamos. Organizações bem estruturadas possuem bem definida sua missão, visão e valores que são como pilares importantes para todo o crescimento da empresa, planejamento estratégico e criação de uma cultura organizacional.

Contudo, todo profissional também tem sua missão e propósito, porém se esquece de pensar qual o sentido que busca em sua vida, o que demonstra em seus comportamentos, direciona seu planejamento de carreira e constrói suas relações.

Uma missão se constrói com base em pontos fortes e talentos que o profissional possui. Um talento é algo que é naturalmente percebido pelos outros, algo que você faz bem, que não despende energia para que ocorra. Uma pessoa com facilidade para se comunicar, por exemplo, o faz com muita naturalidade, possui desenvoltura e nota-se em seu entorno que esta habilidade ou característica é um ponto forte nesta pessoa.

Pare para pensar quais os seus pontos fortes, o seu diferencial e comece a refletir o que está por trás de um ponto forte, qual o significado, sentido. Uma pessoa que tem como ponto mais forte a comunicação pode gostar de demonstrar o que pensa, de ensinar outras pessoas, de se fazer ouvido ou simplesmente de se conectar com outras pessoas e criar relações que possa compartilhar.

Com base neste significado se inicia a construção de sua missão que vai buscar suas potencialidades para gerar significado e transformar virtude em razão e sentido para toda uma forma de conduta e comportamentos em todos seus papéis que exerce na busca de seus objetivos.

A pessoa que tem como missão de conectar a novas pessoas, compartilhando informações e aprendizados através da comunicação, começa a perceber que em todos os papéis que exerce, a comunicação é como um oxigênio que dá sentido na busca de seus sonhos e realização de metas. Gera insight e foco no que busca de mais essencial para sua vida. Este é o propósito que se fortalece e dá direcionamento para acreditar em um ideal e seguir em frente.

Grandes empresários acreditam em seu propósito e o buscam mesmo diante dos mais diversos obstáculos e desafios que precisem enfrentar. A missão, faz com que sejam definidas estratégias e conduz o planejamento, transformando em ações todos os passos para se atingir suas metas.

Uma pessoa que tem como visão ser um líder de sucesso pode ter como missão utilizar de sua comunicação para influenciar pessoas a performar positivamente na busca de um ideal maior. Com a clareza do que se deseja obter e ser, o caminho será direcionado a traçar ações pensando neste objetivo.

Pense em sua missão, direcione sua carreira e faça um planejamento para obter seus resultados e principalmente para tirar os seus sonhos do papel.

Publicado:18/06/2014

http://www.revistapn.com.br/artigos/artigo.asp?cod_materia=276