Artigos

07/05/2014

Artigo - Por que eu devo selecionar você para a vaga?

Nas entrevistas de emprego, está é sempre uma pergunta realizada: por que escolher você e não outra pessoa para a posição?

Você fica se perguntando qual a resposta certa, o que deve dizer para que o recrutador se impressione com suas palavras e selecione você. Quais as palavras mágicas para responder? Qual a frase ideal?

A resposta é única para cada pessoa porque você é único. Responda utilizando seus potenciais, pontos fortes, seu diferencial.

Mas fica aqui uma reflexão: Você conhece seu potencial? Sabe quais são seus pontos fortes? Se conhece o suficiente? E a pergunta-chave: Acredita em você?

Qual a sua marca? Marca é o espaço que você ocupa na mente de alguém, segundo Anita Roddick.

Você tem ocupado este espaço dentro de você? Pensa positivamente, acreditando que existe um diferencial e uma capacidade muito além do que imagina? Como ocupar um espaço, uma posição, um reconhecimento sem a certeza e segurança que pode entregar com qualidade suas metas?

Um potencial ou ponto forte é algo que você faz bem, com naturalidade, sem esforço. É uma característica que você demonstra e normalmente é percebido pelos outros ao seu redor. O talento é seu diferencial, sua essência, é autêntico.

Porém não basta apenas conhecer seu talento e ponto forte; é preciso acreditar no seu potencial de realização. Pense nos projetos que te dão orgulho em contar, algo que realizou com motivação e marcou sua trajetória, resultados e satisfação. Pense num momento que apesar de desafiador, precisou de seu total comprometimento, entrega, paixão pelo que fazia e vontade de vencer.

Não importa o tamanho da realização: melhoria no processo, esforço extra, trabalho em equipe, idéia inovadora, liderança de equipes, organização. Se realmente você utilizou seus talentos contribuindo positivamente e significativamente, a primeira pessoa a reconhecer é você mesmo; por consequência, os outros.

Pense em sua trajetória, caminhos, experiência e obstáculos e vejam quantas lições aprendidas, mas também, como cresceu, ensinou e se diferenciou. Como evoluiu a cada passo dado, as oportunidades que surgiram, os ganhos obtidos não apenas financeiros. Pense no conhecimento, relacionamento e desenvolvimento de competências.

Lembre-se no quanto você, apenas você, batalhou por cada conquista com seu mérito e com todas estas informações, volte a pergunta: Por que devo escolher você para a vaga?

Se você quer muito esta posição, acredita que possui as competências e pré-requisitos, responda pensando em todo seu background, história de vida e motivação.

Você é seu bem mais precioso e merece todo sucesso e reconhecimento que você acredita obter. Tenho certeza que você estará seguro para responder de forma única, assim como você.

Publicado: 07/05/2014

http://blog.portalhunter.com.br/index.php/2014/05/07/por-que-eu-devo-selecionar-voce-para-a-vaga/